Agricultura e modernidade

Edição do mês



REPORTAGEM em PDF para os assinantes
A Oficina de Informações oferece um novo serviço aos seus assinantes: o acesso às páginas da revista REPORTAGEM em formato PDF, antes mesmo de a edição impressa sair da gráfica. Se você já é assinante, basta registrar aqui seus dados atualizados, bem como um nome de identificação e uma senha. Em breve, as edições anteriores da revista também estarão à disposição em formato PDF, inclusive para interessados em números avulsos.
    Arquivo - Terça-feira, 01 de fevereiro de 2005
A política do governo Lula – O discurso do presidente no Forum Social Mundial

POR QUE A MÁGOA CONTRA OS INTELECTUAIS?
O tom do discurso do presidente da República no Forum Social Mundial foi, ao mesmo tempo, "defensivo e agressivo", diz o professor de política da Unicamp, Armando Boito, que assistiu o pronunciamento com cuidado e o comentou pela internet.

O presidente pareceu, ao mesmo tempo, determinado, ao apresentar como grandes vitórias "a queda do ´risco Brasil', o aumento das exportações etc" e amargurado "com as críticas e as vaias", disse Boito. Um detalhe interessante, que mostra com quem o presidente está amargurado, apareceu na parte final do discurso, diz o professor. "Vangloriando-se de sua origem operária, Lula da Silva alardeou que, quando sair da Presidência, vai voltar para o ABC".

E contrastou o seu projetado destino pessoal com a trajetória "daqueles que vão fazer pós-graduação na Europa". O presidente, diz o professor da Unicamp, não contrapôs seu destino ao "dos milionários que vão residir em Miami vivendo da renda de dólares expatriados ilegalmente do nosso país"; nem com "o destino de políticos e de burocratas corruptos que vão usufruir das propinas que receberam ocupando cargo público". Preferiu voltar-se contra os intelectuais. É estranho, diz Boito.

O que ele quer dizer? "É feio estudar? Viva a ignorância? Na década de 1980, Lula chegou a se vangloriar de nunca ter ´lido um livro até o fim. Com um discurso como o que fez no Forum Social Mundial, parece esforçar-se para dirigir a insatisfação popular contra os intelectuais, os estudantes e a classe média", diz o professor da Unicamp.


     Leia também:
      Os fatos
      Os textos e as listas de fatos dos dias anteriores na edição d'A Semana

Copyright © 1997-2005 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.
Versão para imprimir Envie por e-mail