Assine já!
Assine Reportagem - A revista mensal da Oficina de Informações 
https://oficinainforma.com.br
Fatos - Quinta-feira, 13 de abril de 2006
A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.

A informação divulgada pelo Washington Post e pela rede de TV americana ABC segundo a qual a declaração do presidente dos EUA, George W. Bush, logo após a invasão do Iraque, de que teriam sido encontradas armas de destruição em massa no país, foi feita quando a inteligência americana já sabia que os dados eram falsos
No dia 29 de maio de 2003, Bush anunciou que as forças do país haviam encontrado 2 trailers no Iraque e que eles serviam como “laboratórios ambulantes” para a fabricação de armas químicas e biológicas. Entretanto, segundo o Post e a ABC, desde o dia 27 do mesmo mês os serviços de inteligência dos EUA já sabiam que a informação era falsa e que os trailers eram na verdade equipamentos meteorológicos.

Ao ser indagado sobre a informação, o porta-voz da presidência dos EUA, Scott McClellan, negou que o presidente soubesse que os dados eram falsos quando os divulgou. Segundo ele, Bush confiou nas informações fornecidas pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) e pela Agência de Inteligência da Defesa (DIA, na sigla em inglês).

Copyright © 1997-2004 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.