Assine já!
Assine Reportagem - A revista mensal da Oficina de Informações 
https://oficinainforma.com.br
Fatos - Quarta-feira, 05 de abril de 2006
A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.

O afastamento da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, determinado pelo presidente do órgão, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), que leu parecer da Consultoria Legislativa da Casa que atesta a necessidade de afastamento até a decisão final sobre seu caso – Ângela comemorou a absolvição do deputado João Magno (PT-MG) após a votação no plenário da Câmara
Izar já havia decretado o afastamento da deputada na última terça-feira, quando acatou uma representação entregue pelo presidente do PPS, Roberto Freire (PE), que pedia o afastamento e a aplicação de uma pena de advertência à deputada. Na ocasião, Izar seguiu o regimento interno do Conselho, que determina que o parlamentar alvo de uma representação deva ser afastado enquanto não houver uma decisão final sobre o caso.

Uma decisão da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara, na sexta-feira, manteve Ângela Guadagnin como integrante do Conselho de Ética ao alegar que a deputada não poderia ter sido afastada com base na representação do PPS, uma vez que esse documento se baseia nos artigos 11 e 12 do Regimento Interno, que prevêem somente penas de advertência verbal e censura escrita.

A assessoria da parlamentar informou que Guadagnin não irá recorrer da nova decisão. Ela será substituída no Conselho de Ética por Neyde Aparecida (PT-GO).

Copyright © 1997-2004 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.