Assine já!
Assine Reportagem - A revista mensal da Oficina de Informações 
https://oficinainforma.com.br
Fatos - Quarta-feira, 05 de abril de 2006
A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.

O indiciamento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci pela Polícia Federal, por suspeita de crime de quebra de sigilo bancário e violação de sigilo funcional do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo – Palocci prestou depoimento reservado, em sua residência oficial, ao delegado federal Rodrigo Carneiro Gomes, no qual negou o envolvimento na quebra de sigilo
O depoimento estava marcado para esta quarta-feira, mas foi antecipado pois Palocci alegou problemas cardíacos que o obrigariam a permanecer em casa.

Em entrevista coletiva após o depoimento, o advogado do ex-ministro, José Roberto Batocchio, disse que Palocci "nega peremptoriamente e veementemente a quebra do sigilo. Ele não divulgou o extrato [publicado pela revista Época], não mostrou e não quebrou o sigilo".

Batocchio confirmou que o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso esteve na casa de Palocci. Segundo ele, Mattoso "consultou o ministro, exibiu-lhe o extrato e entregou este extrato ao senhor ministro, perguntando se deveria ser o extrato encaminhado ao Coaf. O ministro lhe respondeu que processa com as normas legais". O advogado afirmou os extratos foram triturados na mesma noite em que foram entregues por Mattoso.

Os procuradores Gustavo Pessanha e Lívia Tinoco, do Ministério Público Federal, protocolaram na Justiça Federal, em Brasília, pedido de quebra do sigilo de linhas de telefones, inclusive celulares, utilizados por órgãos envolvidos na violação do sigilo bancário do caseiro – as quebras abrangem os dias 16 e 17 de março, datas da quebra do sigilo de Nildo.

Copyright © 1997-2004 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.