A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.
A participação do presidente da República nas cerimônias de comemoração realizadas pela montadora Volkswagen e pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo |
A empresa alemã comemorou a produção de 15 milhões de veículos em 52 anos de operação no país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desfilou em carro aberto nas instalações da companhia, ao lado do governador paulista, Geraldo Alckmin, e do presidente da empresa, Hans-Christian Maergner. Maergner elogiou o governador e cobrou do presidente medidas para liberar de recursos acumulados de ICMS relativo às exportações.
Lula disse que "durante 20 anos se disse neste país que não se precisava de política industrial, que era uma coisa a ser definida pelo mercado, pela concorrência". "Estamos construindo um a solidez de política econômica e de comércio exterior. Em 10 anos, a média de geração de emprego na indústria era de 8 mil por mês. Nestes últimos 24 meses, estamos criando 91 mil empregos a cada mês, 2,4 milhões empregos com carteira assinada".
Em relação às críticas manifestadas em cartazes, portados por operários, contra a proposta de reforma sindical, o presidente disse: ""Espero que o movimento sindical me lembre e me convoque para discutir as coisas que têm de ser feitas, não é possível que alguém defenda a estrutura de hoje, porque ela é cópia fiel do modelo de Mussolini".
Na comemoração do 5º aniversário do jornal Valor Econômico, em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o presidente disse que seu governo vai "jogar pesado" contra a o déficit da Previdência. Disse que pretende fazer com que a Previdência "passe a ser, definitivamente, se não superavitária, também não um bolsão de prejuízo ao orçamento da União como tem sido nos últimos anos". |
|