Assine já!
Assine Reportagem - A revista mensal da Oficina de Informações 
https://oficinainforma.com.br
Fatos - Terça-feira, 19 de outubro de 2004
A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.

A divulgação pela Folha de S. Paulo da informação de que 11 Estados americanos vão realizar referendos sobre a proibição da união entre homossexuais no dia das eleições presidenciais

CONSULTAS PODEM SER INSTRUMENTO PARA MOBILIZAÇÃO DE CONSERVADORES
A edição desta terça-feira a Folha de S. Paulo publicou artigo no qual informa que referendos sobre a proibição de casamentos homossexuais estão previstos para serem realizados em 11 Estados dos EUA, incluindo Arkansas, Ohio, Michigan e Oregon, onde a disputa entre os candidatos democrata e republicano à Presidência, respectivamente John Kerry e George W. Bush, está indefinida, e Oklahoma, Dakotas do Sul e do Norte e Carolina do Sul, onde a disputa pelas vagas ao Senado está acirrada.

Bush apóia uma emenda constitucional proibindo o casamento homossexual; Kerry apóia o direito de homossexuais de formar uniões civis, é contrário ao casamento gay, mas se opõe a uma emenda constitucional que o proíba – para ele, os Estados devem decidir sobre o assunto.

Na Dakota do Sul, onde o líder democrata no Senado, Tom Daschle, concorre à reeleição, um grupo independente publicou anúncio dizendo que o senador se "recusa a proteger o casamento; ele aceita que juízes ativistas liberais o redefinam". No Arkansas, o senador republicano Jim Holt tornou o casamento homossexual no tema central de sua campanha contra a democrata Blanche Lincoln.

Segundo Peter Sprigg, do grupo conservador Family Research Council, espera-se "um alto comparecimento de pessoas com valores familiares". Para ele, os referendos, por resultarem de sentenças judiciais, não são "uma ferramenta para reeleger Bush". Já Cheryl Jacques, da Human Rights Campaign, grupo de apoio a homossexuais, afirma não ser "coincidência" que, em Estados onde a disputa está acirrada, "estejamos vendo a questão ganhar outdoors e panfletos".

A Igreja Anglicana do Reino Unido divulgou nesta segunda-feira relatório de uma comissão criada no ano passado no qual pede que a Igreja Episcopal dos EUA peça desculpas por ter consagrado o bispo Gene Robinson, assumidamente gay, em New Hampshire. O relatório pede ainda que os episcopais proíbam casamentos entre homossexuais e deixem de consagrar outros bispos gays.

Copyright © 1997-2004 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.