Assine já!
Assine Reportagem - A revista mensal da Oficina de Informações 
https://oficinainforma.com.br
Fatos - Sexta-feira, 13 de agosto de 2004
A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.

A trégua entre as forças americanas e iraquianas e a milícia xiita em Najaf

SOBRE INTENSA PESSÃO, AL-SADR NEGOCIA
Nesta sexta-feira, segundo a Associated Press, militares americanos informaram ter suspendido as operações contra os milicianos do Exército Mahdi, seguidores do clérigo xiita Muqtada al-Sadr, que estão abrigados no cemitério e no santuário do Imã Ali, em Najaf, no sul do Iraque.

O governador da Província, Adnan al-Zurufi, disse que o conselheiro de Segurança Nacional iraniano, Mouwaffaq al-Rubaie, deslocou-se até a cidade nesta quinta-feira para participar dos esforços de negociação com os insurgentes, nos quais não estão envolvidos militares americanos.

Ainda na quinta-feira as forças americanos e iraquianas, em um total de cerca de 4 mil homens, isolaram o cemitério, a parte velha de Najaf e o santuário e utilizaram tanques, infantaria e helicópteros de assalto conta os milicianos. Al-Sadr, que estaria no interior do santuário, teria sido ferido, segundo Ahmed al-Shaibany, assessor do clérigo, que não deu mais detalhes.

O ministro do Interior do Iraque, Falah al-Naqib, disse nesta sexta-feira à rede de TV Al-Jazeera que al-Sadr está ileso. Naqib disse que Sadr está negociando com o governo sua saída do santuário. "Moqtada não será preso se deixar o santuário pacificamente. Uma trégua foi estabelecida na última noite", disse. "Iremos atrás dos elementos criminosos que penetraram no movimento de Sadr, mas não dele", disse.

O ministro de Estado iraquiano, Qassim Dawoud, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira que a Conferência Nacional será realizada no domingo, como marcado anteriormente. A Conferência já havia sido adiada anteriormente, por falta de segurança e divergências políticas. O encontro deve escolher aos 100 componentes da Assembléia Nacional, o Parlamento iraquiano, até a realização das eleições gerais previstas para janeiro de 2005.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira a Resolução 1557, por 15 votos a zero, apresentada pelos EUA e Reino Unido, que estende o mandato da Missão de Assistência da ONU no Iraque por mais 12 meses.

Copyright © 1997-2004 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.