Edição do mês



REPORTAGEM em PDF para os assinantes
A Oficina de Informações oferece um novo serviço aos seus assinantes: o acesso às páginas da revista REPORTAGEM em formato PDF, antes mesmo de a edição impressa sair da gráfica. Se você já é assinante, basta registrar aqui seus dados atualizados, bem como um nome de identificação e uma senha. Em breve, as edições anteriores da revista também estarão à disposição em formato PDF, inclusive para interessados em números avulsos.
    Arquivo - Quinta-feira, 06 de outubro de 2005
A lista de Fatos reúne acontecimentos relevantes e é um ponto de partida para a Oficina de Informações. O bom jornalismo, que não dispensa um ponto de vista, deve, no entanto, partir dos fatos, tais como eles são, independentemente de nossos desejos e intenções.

BRASIL
MUNDO

BRASIL - POLÍTICA
A reunião entre os presidentes do PT, Tarso Genro (interino), PCdoB, Renato Rabelo, e PSB, Roberto Amaral, com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB–SP), após a qual declararam que atuarão em conjunto pela aprovação da reforma política, do Orçamento de 2006 e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 415/05, do Poder Executivo, que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)

Segundo Tarso, "a esquerda está cada vez mais otimista e começa a ficar cada vez mais forte no país. Estamos muito orgulhosos da eleição de Aldo Rebelo. Com isso, a esquerda se valoriza e se coloca como ponto importante do fortalecimento das instituições no país". A esquerda, acrescentou ele, está consciente de que precisa construir uma unidade não só nos momentos de vitória - como na eleição de Aldo -, como nas horas de crise. "Queremos a reafirmação de um projeto de política de centro-esquerda no país", disse.

O presidente interino do PT ainda afirmou que a "pretensão inicial" dos 3 partidos é de construir, a partir de agora, uma unidade congressual que tenha frutos na eleição presidencial. Para o presidente do PCdoB, "o esforço de recompor os campos de esquerda, nas condições atuais, é tarefa importante".

De acordo com Amaral, a preocupação dos dirigentes partidários das 3 legendas é fortalecer a base parlamentar de esquerda para, num segundo momento, criar um ambiente político favorável a mudanças de rumo no governo. "Para que os rumos do governo estejam mais próximos dos nossos ideais", justificou o presidente do PSB.

Segundo o Valor Econômico, há divergências entre as legendas em relação à vericalização partidária: PCdoB e PSB são contra a proposta enquanto o PT é apóia que os partidos repetam nos Estados a mesma aliança nacional. "A realidade política brasileira ainda não permite a verticalização, apesar de ser um passo importante", disse Renato Rabelo. "O PSB é absolutamente contra, até como tese. Achamos que é anti-democrático e fere o princípio federativo", enfatizou Roberto Amaral. Tarso Genro argumentou que o PT ainda está "construindo uma posição" sobre o tema, e disse não considerar a manutenção da regra fundamental para uma eventual reeleição de Lula. "Podemos negociar uma transição para essa questão", afirmou.
A aprovação pela Comissão de Sindicância da Corregedoria da Câmara dos Deputados, por 3 votos a 2, de relatório apresentado pelo deputado Robson Tuma (PFL-SP) que recomenda à Mesa Diretora da Casa, "se [ela] entender pelas representações", o envio de representação ao Conselho de Ética para a perda de mandato de 13 deputados por quebra de decoro parlamentar

O relatório foi aprovado pelo próprio autor, Robson Tuma (PFL-SP), pelo deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL) e pelo corregedor Ciro Nogueira (PP-PI). Votaram contra Odair Cunha (PT-MG) e Mussa demes (PFL-PI).

Cabe agora à Mesa Diretora decidir se enviará ou não uma representação ao Conselho de Ética (composto pelos 7 integrantes da Mesa além do presidente da Casa, Aldo Rebelo, PcdoB-SP). Uma reunião para decidir sobre o assunto está marcada para a próxima terça-feira.

Os 13 deputados citados no documento são parte dos 16 citados anteriormente pelo relatório parcial conjunto das CPMIs dos Correios e da Compra de Votos, com exceção de José Dirceu (PT-SP), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Sandro Mabel (PL-GO) – a Comissão de Sindicância entendeu que que o envio de novas representações contra eles estaria prejudicando os trabalhos do Conselho de Ética da Casa, que já abriu processos contra os 3.

Os 13 deputados citados são: José Janene (PP-PR), Pedro Henry (PP-MT), Pedro Corrêa (PP-PE), Vadão Gomes (PP-SP), Professor Luizinho (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), José Mentor (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), Josias Gomes (PT-BA), João Magno (PT-MG), Wanderval dos Santos (PL-SP), Roberto Brant (PFL-MG) e José Borba (PMDB-PR).

O grupo Pró-Congresso, que reúne cerca de 120 deputados, lançou a campanha "Pizza, não". Eles exibiram cartazes no plenário e deram a Rebelo o prazo de até terça-feira para encaminhar os processos ao Conselho de Ética. Se isso não acontecer, os presidente dos partidos de oposição ameaçam representar os acusados no Conselho.

O deputado José Dirceu (PT-SP), enviou ao STF um mandato de segurança no qual pede o arquivamento do processo disciplinar da Câmara dos Deputados. Ele entrou também com uma liminar que pede a suspensão do procedimento na Câmara até que o STF julgue o caso.
A acareação, na CPI dos Bingos no Senado, entre Enrico Gianelli (ex-advogado da GTech), Waldomiro Diniz (ex-subchefe da Casa Civil), Marcelo Rovai (diretor da GTech), Rogério Buratti (ex-assessor da Prefeitura de Ribeirão Preto) e Carlinhos Cachoeira (empresário de jogos), que confirma o lobby da GTech, desde o governo FHC, para conseguir os grandes contratos de operação de loterias com a Caixa Econômica Federal

Durante a sessão, foi divulgado um organograma apresentado por Gianelli um dia antes, em acareação na Polícia Federal. O documento, intitulado "Political Agenda Lottery", foi anexado em um e-mail enviado por Rovai ao então presidente da GTech, Antônio Carlos da Rocha, em 13 de fevereiro de 2003, cita nomes de "quem poderia falar bem da GTech e fazer uma imagem positiva" da empresa. Entre os mencionados estão o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, o ex-ministro do Fome Zero, José Graziano, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O documento também apresenta pessoas que poderiam ser influenciadas: o ex-presidente do Senado, José Sarney, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o ex-ministro-chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu, e seu ex-assessor, Waldomiro Diniz.

Rovai confirmou a autenticidade do documento e alegou que mapeamento semelhante teria sido feito pela empresa no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003).

Segundo O Globo, Gianelli havia dito à PF que a Gtech, cuja sede fica nos EUA, mantém em seus quadros um grupo de investigação, do qual participam ex-gerentes do FBI. Ele citou um ex-agente chamado Brian, que viria ao Brasil com freqüência para investigar pessoas e empresas para a multinacional. Gianelli disse já ter recebido ameaças que o levaram a andar com colete à prova de balas.
A sessão da CPMI da Compra de Votos que aprovou, entre outras ações, a convocação do ex-tesoureiro do PSDB e ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira, suspeito de participar na suposta liberação de recursos para a compra de votos e aprovação da emenda da reeleição em 1997, no governo FHC -- não foi aprovada, porém, a quebra de seu sigilo bancário

Foi aprovada também a acareação entre o publicitário Marcos Valério de Souza, sua sócia, Simone Vasconcelos e os 6 maiores sacadores da conta da SMPB Comunicação no Banco Rural.

Segundo O Estado de S. Paulo, Oliveira revelou que a cada saque na conta de Valério no Banco Rural, alguém da agência de publicidade SMPB, pertencente a Marcos Valério, ligava para o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto Alves. Foram 17 saques, de acordo com a lista entregue pelo publicitário à CPMI. E 17 telefonemas para o número de Alves no ministério, de acordo com os dados de seu sigilo telefônico, todos na véspera ou próximos dos dias dos saques.
A divulgação da reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB–SP) no qual, segundo O Globo, promoveu um acordo que viabilizou a instalação da comissão especial, presidida pelo deputado João Almeida (PSDB-BA), para analisar a emenda constitucional do deputado Ney Lopes (PFL-RN), que adia para 31 de dezembro o prazo para mudar a legislação para as eleições do ano que vem -- esse prazo expirou no dia 30 de setembro

Os representantes dos partidos disseram que é possível aprovar uma ampla reforma política e eleitoral desde que as mudanças passem a vigorar nas eleições de 2008, 2010 ou 2014. Quanto às medidas emergenciais, sobretudo as destinadas a baratear os custos das campanhas, poderiam ser aprovadas já para 2006 desde que fruto de acordo.

O encontro ocorreu na residência oficial do presidente da Câmara, na noite da última terça-feira, do qual participaram os líderes do PT, Henrique Fontana (RS); do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP); do PSDB, Alberto Goldman (SP); do PFL, Rodrigo Maia (RJ); da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA); do PMDB, Wilson Santiago (PB); do PTB, José Múcio (PE); do PSB, Renato Casagrande (ES); e do PCdoB, Renildo Calheiros (PE).
O depoimento à sub-relatoria de contratos da CPMI dos Correios do diretor regional da estatal em São Paulo, Marco Antônio Vieira da Silva, no qual afirmou que a empresa terá um prejuízo de R$ 10 milhões com o pagamento de comissão a 9 agências franqueadas às quais repassou os contratos e que passaram a ter entre seus principais clientes 4 grandes bancos: Itau, Unibanco, Santander Banespa e Real ABN/Amro

Marco Antônio explicou que permitiu a migração dos contratos dos bancos, que antes enviavam sua correspondência em agências próprias dos Correios, para as franqueadas por "questões éticas". Segundo ele, os bancos eram clientes de agências franqueadas dos Correios até julho de 2001. Como os contratos de franquia iam vencer, em 2002, os Correios determinaram que os bancos passassem a ser clientes de agências próprias da estatal.

O diretor regional dos Correios disse também que a estatal contabiliza um prejuízo de R$ 40 milhões com fraudes detectadas em diversas agências franqueadas. Esse dinheiro não será recuperado porque os donos das franquias "sumiram" ou porque as dívidas são "impagáveis", disse Silva. Entre as fraudes mais comuns, disse ele, estão a apropriação indébita do dinheiro por meio da não contabilização de objetos postados nas franqueadas em função de fraudes nas máquinas mecânicas de franqueamento.

Segundo o Valor Econômico, parlamentares da CPMI suspeitam que os negócios com as franqueadas escondam um financiamento de campanhas políticas em troca da transferência de titularidade das agências para "laranjas" dos verdadeiros donos. "Há um estranho cipoal de relações nos Correios", afirmou José Eduardo Cardozo (PT-SP). As franqueadas são uma potência. As 1.483 agências faturam R$ 2 bilhões por ano e embolsam R$ 600 milhões em comissões pagas pelos Correios por serviços postais, segundo Silva.
A reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no qual o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, criticou os favoráveis à comercialização de armas, a qual chamou de "frente da bala", e foi aparentemente contestado pelo presidente do Clube Militar

A publicação de artigo pelo Estado de S. Paulo segundo o qual o acordo que o governo propõe ao bispo de Barra (BA), dom Luís Flávio Cappio, em greve de fome desde o último dia 26 contra o projeto de transposição do rio São Francisco, prevê a aprovação de uma proposta de emenda constitucional que destina, durante 20 anos, cerca de R$ 300 milhões para um fundo para a revitalização e o desenvolvimento sustentável do rio – para o secretário-geral da CNBB, dom Odilio Pedro Scherer, "a greve de fome 'até a morte' não é moralmente aceitável"

A aprovação pela CCJ do Senado do projeto que regulamenta a gestão de florestas públicas para a exploração sustentável – segundo O Globo, há uma cláusula sobre a necessidade de aprovação pelo Senado de concessões com áreas superiores a 2,5 mil hectares

A assinatura por 61 intelectuais de manifesto de apoio a Raul Pont, candidato da chapa da Democracia Socialista à presidência do partido

A publicação pela Folha de S. Paulo de artigo segundo o qual o relator do processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado federal José Dirceu (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), pedirá a cassação do mandato parlamentar do ex-ministro da Casa Civil

A publicação pela Folha de S. Paulo de artigo segundo o qual o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), disputará as prévias do partido para a escolha de um candidato para concorrer à eleição presidencial em 2006

A aprovação na 1ª votação do Senado da Medida Provisória nº252, a chamada “MP do Bem”, que reduz tributos de vários setores de produção

A decisão da 7ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região de ordenar perícia nos ativos do Banco Nacional que foram transferidos para o Unibanco em 1995, no âmbito do Proer – a resolução atendeu pedido da família Magalhães Pinto, ex-controladora do Banco Nacional

A audiência pública na Câmara dos deputados em que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu o adiamento da decisão sobre os novos contratos de concessão de telefonia fixa com o intuito de discutir melhor a renovação


BRASIL - ECONOMIA
A informação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB–CUT) de que a partir desta quinta-feira, bancários de 20 Estados brasileiros entrarão em greve por tempo indeterminado

Os Estados afetados são: São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Pará, Paraíba, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Os trabalhadores pedem reajuste de 11,77% e participação nos lucros e resultados (PLR) no valor de um salário mais R$ 788 fixos, entre outros itens. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) diz que espera receber uma contraproposta dos bancários, pois no último dia 20 enviou uma oferta que foi recusada – a proposta incluia 4% de reajuste salarial, abono de R$ 1.000 e lucros de 80% do salário mais R$ 733 fixos.
A divulgação pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) de estudo sobre a carga tributária do Brasil que aponta que nos últimos 17 anos (desde a implantação da nova Constituição Federal) foram criados 225,6 mil normas sobre tributos, e que a carga tributária foi de 20,01% do PIB, em 1988, para 37,5% em 2005

“Nós estamos caminhando para a verdadeira escravidão fiscal. Nossos direitos foram suprimidos por emendas constitucionais, projetos de lei e novas normas tributárias, a carga de impostos aumentou vertiginosamente e os serviços públicos, como saúde, educação e segurança, só pioraram”, disse o presidente do IBPT e coordenador do estudo, Gilberto Luiz do Amaral.
A publicação pelo jornal Valor de artigo com minuta do projeto da “Futura Lei do Gás”, que regulamentará a exploração, produção, transporte e a venda do gás natural no Brasil

Entre as principais medidas do projeto estão a perda do monopólio da Petrobras no transporte do gás e o aumento do poder da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, disse que a minuta publicada pelo Valor é fiel ao projeto que está sendo preparado por ele e pela atual ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Fico preocupado com o vazamento da informação. Mas a espinha dorsal da minuta de vocês (Valor) é semelhante ao projeto que está sendo elaborado por nós”, disse.
A declaração do gerente de Relações Trabalhistas da Volkswagen, Nilton Júnior, de que a montadora irá melhorar a oferta de pagamento de participação nos resultados (PPR) dos seus funcionários – em greve desde segunda-feira

“Vamos melhorar nossa proposta e chegar próximo ao que os trabalhadores reinvidicam”, disse.
A informação do Banco Nossa Caixa de que pretende captar aproximadamente US$ 300 milhões – R$ 670 milhões – com a venda de 25% da sua participação acionária

A divulgação pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) de levantamento que aponta crescimento de 27,1% nas vendas internas do setor nos 8 primeiros meses de 2005, ante igual período do ano passado

A decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de anular multa de cerca de R$ 1 milhão aplicada na Souza Cruz em janeiro deste ano

A declaração do chefe do Departamento de Contenciosos do Itamaraty, Roberto Azevedo, à Associated Press, de que o Brasil irá pedir autorização à Organização Mundial do Comércio (OMC) para retaliar os EUA por não terem retirado os subsídios ilegais a fazendeiros de algodão

A divulgação pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de dados que apontam queda de 1,08% nas vendas do setor no mês de agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado


BRASIL - SITUAÇÃO SOCIAL
A formação de comissão com representantes da ONU, do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo e da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região do Ministério Público do Trabalho (MPT) para investigar as mortes de 10 cortadores de cana na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, nos últimos 2 anos, sob suspeita de excesso de trabalho

A denuncia foi feita pela Pastoral do Migrante, de Guariba (SP). Na terça-feira, os integrantes dessa comissão visitaram duas usinas da região – uma em Jabuticabal e outra em Guariba – e fizeram audiência pública n campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.
A divulgação pelo Ministério da Saúde de pesquisa que aponta queda de 13% nas internações causadas por tiros acidentais com armas de fogo em 2004 em relação a 2003

A decisão do presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro de dispensar as assinaturas de 17 vereadores (um terço da Casa) como co-autores de emendas à lei – regra adotada até então

Segundo o jornal O Globo, essa atitude abre caminho para que a Câmara discuta dois projetos de emendas à Lei Orgânica do Município com o objetivo de conter a expansão das favelas, mas sem sua erradicação.

O jornal também diz que os promotores Rosani da Cunha Gomes e Carlos Frederico Saturnino, titulares da Segunda e da Primeira Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva/Meio Ambiente, encaminharão recomendação ao prefeito Cesar Maia, fixando em 20 dias para que ele apresente projeto de remoção para 14 comunidades de quatro áreas onde existem quatro mil casas – os locais foram escolhidos por estarem em locais de área de preservação permanente e de risco de desabamento.
A cassação pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de liminar que limitava em 11,69% o reajuste dos planos de saúde assinados antes de 1999

A prisão pela Receita e Polícia Federal de 9 pessoas acusadas de descaminho e sonegação fiscal por meio de exportações fraudulentas no valor de R$ 25 milhões – o grupo atuava na região de Caxias do Sul (RS), com ramificações em diversos Estados e no exterior


BRASIL - CIÊNCIA
A divulgação pelo Instituto Horus de pesquisa – financiada pelo Ministério do Meio Ambiente – sobre espécies exóticas invasoras (tanto da fauna como da flora), o qual aponta que no Brasil existem 350 delas, divididas em terrestres, no ambiente marinho ou em águas continentais


MUNDO - POLÍTICA
A reversão, pelo Parlamento do Iraque, da decisão que dificultava a rejeição da nova Constituição do país no plebiscito do próximo dia 15, após sofrer pressões da ONU e dos EUA

Desse modo, volta a valer a determinação anterior, pela qual o veto à Carta ocorre se dois terços dos iraquianos que forem às urnas em 3 das 18 governadorias (províncias) iraquianas rejeitarem o texto. Já para a aprovação, basta o "sim" da metade dos que votarem mais um.
A formalização, pelo vice-secretário de Estado dos EUA, Robert Zoellick, do respaldo do governo americano ao governo do presidente da Nicarágua, Enrique Bolaños, que enfrenta o que qualificou como “golpe em gestação” por setores da esquerda sandinista e da direita

Bolaños havia denunciado o andamento de um golpe de Estado em andamento no país, depois de o Congresso, dominado pela oposição, ter retirado o foro privilegiado de cinco de seus ministros, acusados de uso de fundos ilegais para financiar a campanha de Bolaños em 2001, segundo artigo da Folha de S. Paulo. Ele sustenta estar sofrendo uma “perseguição política” impulsionada por uma aliança entre daniel Ortega, líder da Frente sandinista de Libertação nacional, e o ex-presidente Arnoldo Aleman, do Partido Constitucional Liberalista, de direita.

A preocupação do governo americano é que os sandinistas retornem ao poder nas eleições presidenciais previstas para 2006. Ortega, que foi presidente do país nos anos 80 sob uma plataforma de reformas socialistas, aparece como um dos favoritos nas pesquisas eleitorais. Seu governo foi desestabilizado por uma guerra civil em que os EUA, sob o governo Ronald Reagan, financiou secretamente forças rebeldes anticomunistas conhecidas como Contras.
A acusação, por um funcionário do governo da Grã-Bretanha a jornalistas, de que o Irã está provendo a grupos xiitas do país tecnologia para fabricar armas que mataram soldados britânicos no Iraque

A morte de 26 pessoas em Hilla (centro-sul do Iraque) quando um terrorista suicida detonou seu veículo diante de uma mesquita xiita, onde fiéis celebravam o primeiro dia do Ramadã (Mês sagrado islâmico)

A aprovação, pela Comissão de Liberdades, Justiça e Interior do Parlamento Europeu, de um projeto de lei que propõe a inclusão de cláusulas de readmissão obrigatória de imigrantes ilegais em acordos firmados pelos membros da União Européia com outros países

A aprovação, pelo Senado dos EUA, de um projeto que proíbe taxativamente os militares de torturar ou maltratar prisioneiros


MUNDO - ECONOMIA
A divulgação, pela Folha de S. Paulo desta quinta-feira, de que o governo da Venezuela transferiu grande parte de suas reservas internacionais de US$ 30,4 bilhões de títulos de Tesouro dos EUA para bancos e outros instrumentos financeiros na Europa

A alta de 1,2% no índice de preços ao consumidor da Argentina em setembro; no ano, a inflação acumula um aumento de 8,9%


MUNDO - SITUAÇÃO SOCIAL
A tentativa de cerca de 500 imigrantes ilegais africanos de entrar na cidade de Melilla, um dos dois enclaves espanhóis no norte da África, saltando cercas e alambrados de arame farpado, sendo que 60 deles tiveram êxito

A passagem do furacão Stan, que diminuiu sua intensidade e agora é classificado como “tempestade tropical”, pela América Central e México, deixando pelo menos 162 mortos e milhares de desabrigados na região, segundo informações da Folha de S. Paulo

A sanção, pelo governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, de lei que impede homens condenados por crimes sexuais de receberem do Estado remédios contra impotência sexual, além de permitir o monitoramento deles via satélite


MUNDO - CIÊNCIA
Os artigos das revistas Science e Nature que revelam que a gripe aviária, temida pelo potencial de se tornar uma catástrofe mundial de saúde, tem semelhança com a gripe espanhola de 1918, que matou mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo

O anúncio do prêmio Nobel de Química para os americanos Richard Schrock, Robert Grubbs e para o francês Yves Chauvun, que descobriram o funcionamento de catalisadores em reações orgânicas, o que pode impulsionar as indústrias plástica e farmacêutica

O artigo da revista Nature que revela a descoberta de duas espécies de pterossauros por cientistas brasileiros e chineses, o que abre espaço para uma teoria sobre ocupação e competição durante o período Cretáceo (entre 145 e 65 milhões de anos atrás)


     Leia também:
      Os textos e as listas de fatos dos dias anteriores na edição d'A Semana

Copyright © 1997-2005 Oficina de Informações - Todos os direitos reservados.
Versão para imprimir Envie por e-mail